Perguntas

Perguntas mais frequentes

Aqui estão as perguntas mais comuns de pais e crianças:

• Quando surgem os primeiros dentes?
    O primeiro dente surge por volta dos 6 meses. A dentição de leite fica completa por volta dos 2 anos e meio. Esta dentição é composta por 20 dentes.Um atraso de 6 a 8 meses ainda pode ser considerado normal.

Em alguns casos os dentes podem nascer bem antes do tempo, logo após o nascimento, e dificultar a amamentação no peito. Se isso ocorrer, é importante consultar o odontopediatra.

• Quando os dentes nascem o bebê sente dor?
    O bebê pode sentir algum desconforto e apresentar alguns sintomas como inflamação da gengiva e salivação excessiva. O desconforto pode ser aliviado higienizando a cavidade oral com uma gaze umedecida e recorrendo a mordedores frios. Os géis ou aplicando algum gel específico para o efeito.
  • O nascimento dos dentes de leite causam diarréia ou febre?
    Não. Mas o aparecimento dos dentes pode causar coceira ou irritação na região e a criança tem a tendência de colocar a mão na boca para aliviar esse desconforto. É a mão na boca e não os dentes que pode causar diarréia ou febre.
  • Qual a idade para a 1ª visita ao dentista?
    A primeira visita ao dentista deve ser cedo, entre 1 e 2 anos de idade e serve para observar a saúde oral da criança e alertar os pais acerca de atitudes preventivas de higiene, alimentação e instalação de hábitos nocivos.
  • Como deve ser feita a higiene oral em crianças?
    Antes do nascimento dos dentes deve ser usada uma compressa umedecida com soro ou água para limpar as gengivas, massageando suavemente.A pasta de dentes pode ser utilizada desde o aparecimento do primeiro dente.A quantidade deve ser do tamanho da unha do dedo mindinho da criança, e sempre utilizar pasta sem flúor. A introdução da pasta de dente com flúor deve ser por volta dos 4 a 5 anos, quando a criança consegue fazer bochechos sem engolir.Os pais ou responsáveis devem realizar a higiene oral até aos 3 anos de idade. A partir daí, deve-se encorajar a criança a ser responsável pela escovação com a supervisão dos pais até ela ter coordenação suficiente, geralmente por volta dos 6 a 8 anos.

O uso do fio dental é importante principalmente quando a criança não tem espaço entre os dentes e tem que ser passado pelos pais, de preferência, com a criança deitada.

• Porque é tão importante cuidar dos dentes de leite?
    Os dentes de leite são fundamentais para o desenvolvimento normal da mastigação, deglutição, fonética, estética e respiração, assim como na manutenção do espaço para os dentes definitivos.A dentição de leite permanece na cavidade oral até aos 11/12 anos.

Um dente de leite cariado é um foco infeccioso que pode afetar a formação dos dentes definitivos e a saúde geral.

• O dente de leite pode ter cáries?
    SIM. O dente de leite é igual ao dente permanente, tem até canal. Uma cárie desapercebida pode atingir o nervo do dente em pouco tempo. Por isso insiste-se nas visitas periódicas freqüentes.
  • Que hábitos nocivos durante a infância podem causar problemas na dentição definitiva?
    A respiração bucal, o uso excessivo da chupeta e/ou mamadeira e a sucção do dedo depois dos 3 anos podem prejudicar o crescimento dos maxilares e causar alterações na posição dentária e mesmo no perfil facial da criança.
  • A chupeta faz mal para os dentes?
    Nem sempre. Mas a chupeta ou a sucção do dedo, podem levar a um desequilíbrio das arcadas dentárias e à má posição dos dentes. 0 hábito da chupeta deverá ser interrompido por volta dos 3 anos de idade, quando a criança já está consciente de suas vontades e não requer mais a compensação de sugar.
  • Quando surgem os dentes definitivos?
    Por volta dos 6 anos surgem os primeiros molares definitivos que, por aparecerem atrás dos últimos molares de leite, podem passar despercebidos.Por volta dos 13 anos de idade todos os dentes permanentes estão colocados nas arcadas, à exceção dos dentes do siso.